quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Atividade Redes

1) Analisar um dos exemplos abaixo:
  • fotolog.com
  • orkut
  • blogs

Responder:

a) Que tipo de rede é? Explicar.

O site de relacionamentos ''orkut'' é um exemplo de Modelo de Redes ''Mundos Pequenos'', pois tem em sua base uma forte questão social, de participação direta de pessoas; há ainda o fato dos usuários do orkut se conectarem não só à pessoas que são suas amigas (laços fortes), mas sim e, principalmente, à pessoas que são muito mais suas 'conhecidas' (laços fracos).

b) Quais são os nós? E as conexões?

Os nós do orkut são os próprios usuários, os membros do site, e as conexões são as ligações de 'amizade' de cada usuário com o outro, mantendo desta forma, uma rede, pois cada nó (usuário) tem relações com uma quantidade de outros usuários.

2) Explicar como o modelo da ''cauda longa'' aparece, a partir de um exemplo da internet.

O modelo 'cauda longa' pode ser exemplificado a partir do site mercadolivre.com; a idéia é de vender muito mais produtos em vez de vender muito de um único produto. Essa teoria propicia a mudança de foco da cultura e da economia: os best-sellers passam a ter tanta importância no mercado quanto os produtos de nicho.

3) Encontre pelo menos dois ''hubs'' na rede. Explique-os.

www.terra.com.br

www.globo.com

www.mercadolivre.com

Modelo de Redes - Sem Escala: os sites acima citados podem ser considerados 'hubs' pois possuem muitas conexões para outras informações; quando um usuário acessa uma das páginas, abre-se um leque de opções para outras informações e os sites tornam-se conectores.