quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Questões - 31/10/07

1) Qual a relação da chamada Escola de Frankfurt com o estudo dos aspectos políticos da tecnologia?
A partir do conceito de mercantilização da cultura, a Escola de Frankfurt está amplamente relacionada com a política na tecnologia e, a partir disto, opiniões diversas foram surgindo. A opinião de Walter Benjamin diz que a tecnologia tinha como objetivo democratizar e que a tecnologia é uma experiência estética, que desperta sentimentos no indivíduo. Outra opinião, de Adorno e de Horkheimer, prega que a cultura tem uma aura, que é algo transcendental e que a indústria cultural quebraria essa aura. A partir destas opiniões divergentes, mas oriundas de uma mesma Escola, há um espaço de discussão pública - política na tecnologia.

2) Como o TEMPO e o ESPAÇO podem ser pensados como categorias para o estudo da tecnologia?

A noção de tempo e espaço se modifica a partir dos avanços tecnológicos que vão ocorrendo na sociedade; o que era pra aumentar o tempo e facilitar as relações, no meu ponto de vista, acabou suprimindo o tempo das pessoas em um convívio real, estimulando as relações virtuais e enxugando o espaço físico em um contexto relacional. As pessoas estão gastando muito mais tempo em frente a um computador, estimulando relações de poder de forma virtual do que convivendo pessoalmente e isso acaba dando uma idéia destorcida do que realmente pode ser considerado TEMPO X ESPAÇO.

3) Como pós-modernidade e o pensamento da tecnologia estão relacionados?

A pós-modernidade é o aspecto cultural da sociedade pós-industrial; a comunicação tecnológica pode ser pensada como uma consequencia da evolução tecnológica decorrente do período pós-moderno, que nada mais é do que um constante questionamento. O ser humano passou a utilizar meios utilitários que passaram a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens; logo, a tecnologia, como algo inevitável, passou a fazer parte do processo de comunicação humana, da mesma forma com que passou a participar da maior parte das atividades desevolvidas pelo homem ao longo de sua história e de seu desenvolvimento.

4) Como pensar a inclusão digital na realidade latino-americana?

A inclusão digital na América Latina deve ser pensada a partir de diversos pontos de vista. Primeiramente, deve-se pensar no ponto de vista cultural. A tecnologia desenvolvida até hoje na América Latina não pode sequer ser comparada à que foi desenvolvida na América do Norte ou na Europa. Falando em termos de Brasil, grande parte da população não vive como uma elite quantificada em 20%, que possui acesso a internet. A maioria da população brasileira sequer possui computador, e apenas para falar sobre essa tecnologia (muita gente não tem o que comer e nem onde morar). A inclusão digital na América Latina é um processo delicado e complicado, pois é um lugar onde as desigualdades sociais ainda são enormes, há resquícios fortes das ditaduras militares e a cultura ainda não é tão evoluída e propícia para que todos, sem exceção e sem distinção de classe social e etc, utilizem o computador com internet sem limites, fazendo o que quiserem. Obviamente essa inclusão deve ser estimulada, mas o processo é lento, gradual e depende demais de funções governamentais.


5) Como TECNOLOGIA e IDENTIDADE estão relacionadas?

A tecnologia e a identidade estão muito relacionadas, pois é no espaço virtual que as pessoas podem ser o que elas não são no espaço real, e é nesse momento que a identidade pode ser transformada e os internautas podem ser o que quiserem.
O orkut é um exemplo disso. As pessoas podem ter tanto um perfil verdadeiro, dela mesma, como pode ter ainda um perfil fake, falso, sem expor quem ela é no espaço virtual.
A tecnologia permite que a pessoa se esconda atrás de uma tela de computador e utilize a tecnologia da forma como quiser, pro bem ou pro mau, e permite também que, como é na maioria dos casos do orkut, os usuários apenas encontrem amigos e se relacionem de forma saudável na web, se mostrando como elas realmente são.

Um comentário:

raquel disse...

Acho que podias desenvolver mais o que já colocaste, mas estavas no caminho! :)